sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Você quer ser um voluntário?

Você está disposto a servir ao Senhor em algum lugar, seja longe ou perto?
Gostaria de divulgar o Evangelho e ajudar na obra do Senhor de maneiras que nunca imaginou?
Quer uma experiência nova em sua vida?
Você está disposto a enfrentar o desafio?

Deus está chamando você!

Mas, você pode estar se perguntando, o que é ser um missionário voluntário?
- é ser uma pessoa chamada por Deus para servir a um grupo de pessoas;
- é ser uma pessoa que se alegra em satisfazer as necessidades físicas e espirituais de seu próximo;
- é ser uma pessoa que tem o desejo ardente de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo e apressar a Sua volta.
As quatro qualidades mais importantes que um missionário necessita ter são:
1. Ter um relacionamento profundo com Deus;
2. Ser compromentido com as verdades bíblicas e a Igreja;
3. Ter um amor profundo pelas pessoas;
4. Saber adaptar-se.
Jesus perguntou a Pedro: "Tu me amas?". E em seguida acrescentou: "Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:15-17). Obviamente, não podemos servir as pessoas se não amamos a Jesus.
Outra passagem muito importante se encontra em Lucas 11:25-37. A parábola do bom samaritano é um resumo de como um cristão deve agir em relação à Deus e ao próximo. Faça uma leitura desse texto com atenção e procure assimilar os ensinos ali contidos.
E como desenvolver o amor por Deus e pelas pessoas? Uma vida fervorosa de oração e o estudo da Bíblia é a maneira mais eficaz para reforçar o relacionamento com Deus e com as pessoas, pois assim o Espírito Santo pode atuar em nosso coração, tirando todo o orgulho, preconceito, senso de superioridade, desprezo, indiferença, intolerância, e quaisquer outros aspectos que estejam impedindo nosso maior contato com Deus e nossa ação em favor do próximo.
Note também que Jesus foi específico quando enviou seus discípulos como missionários. "E sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8). Os primeiros missionários do Novo Testamento deveriam seguir uma ordem específica em sua missão. Assim, antes de escolher um lugar para servir, pergunte a Deus onde você deveria ir. Deus nunca deixa um filho sem resposta!
Imagine a seguinte situação: você convia uma pessoa para ser hóspede na sua casa por uma noite. Pense como você se sentiria se seu hóspede começasse a dizer que você não sabe administrar sua casa, nem comprar alimentos saudáveis, nem ainda como decorar e arranjar a mobília. E pior ainda, depois de tudo isso, ainda ele tira os sapatos e coloca os pés em cima da sua mesinha de centro na sala... Tudo isso em uma única noite!
Agora imagine como se sentem as pessoas a quem um voluntário está servindo se este começar a agir como se soubesse tudo e eles não soubessem nada, além de fazer coisas que são inaceitáveis para aquele povo!
Como convidados em outra cultura devemos nos adaptar, procurando agir de forma amorosa ao ensinar qualquer coisa, e não impor nossa visão de mundo e nossas idéias. Por isso é tão importante se deixar ser guiado pelo Espírito Santo, pois Ele pode mostrar a forma correta e o momento adequado para se ensinar e falar.
A vida de voluntário é uma vida de aprendizagem. Se você estiver disposto a aceitar tudo isso, damos as boas vindas a este incrível ministério!
Muitos voluntários adventistas tem ido ao campo missionário. Eles vão e têm experiências inesquecíveis servindo a Deus e ao próximo. Muitos deles voltam transformados para sempre, com uma nova visão do mundo e uma fé e  confiança em Deus revigoradas. Ser voluntário é uma experiência que mudará sua vida!
E você? Está disposto a ir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário